Condomínio sustentável: novas estratégias

Quem pensa no futuro, pensa sustentável
Tanto residências quanto edifícios corporativos podem se beneficiar do conceito Energia Zero que se dá a prédios a capacidade de produzir sua própria energia, sendo desnecessário o fornecimento de energia externa ou tornando-a renovável. Essas construções partem do princípio que toda estrutura é planejada de acordo com o clima, sendo baseadas em técnicas bioclimáticas. Dessa forma, o prédio contará com estruturas adaptáveis ao favorecimento da ventilação, iluminação, captação de recursos e reciclagem dos mesmos, ficando mínimas as intervenções artificiais e, de preferência, sendo essas de sistemas de energias renováveis.
Conhecimento também deve ser reciclado e o trabalho multidisciplinar é indispensável
Para viabilizar esse projeto é necessário que profissionais busquem atualizar seus conhecimentos das novas técnicas sustentáveis e trabalharem em equipe, sendo muito importante o trabalho em conjunto, consultando sempre outros profissionais das variadas áreas que envolvem esse conceito sustentável. Cada projeto deve ser pensado de forma individual, pois são muitas as variáveis.
Já existem desses edifícios em funcionamento, como o complexo residencial BedZed no Reino Unido. No Brasil, existem estudos para projetos como esse ainda em estágio prematuro, porém com investimentos nesse mercado é possível quem virem realidade.
Aos condomínios já existentes, cabe ao síndico e moradores buscarem informações e consultarem novas tecnologias que estão à disposição no mercado a fim de reduzir custos e principalmente minimizar a utilização de energias convencionais.
ÀREA DO CONDÔMINO