Entenda como funciona a portaria remota e quais seus benefícios

A portaria remota, ou virtual, é hoje uma grande aliada da segurança de prédios e condomínios, além de colaborar na redução de custos dos mesmos. Mas como é uma tecnologia ainda recente, muitas pessoas ainda têm várias dúvidas com relação ao seu funcionamento.

Resumidamente, a portaria remota é uma maneira simples e engenhosa de substituir os porteiros de verdade. Na verdade, eles são substituídos por sistemas eletrônicos que ficam de olho na entrada e saída do seu condomínio ou prédio, através de câmeras e internet.
Mas muita gente ainda fica sem saber como realmente funcionam esses sistemas e se eles realmente são mais seguros e econômicos do que porteiros convencionais. Se você é uma dessas pessoas que querem saber mais a fundo como uma portaria remota funciona, então é só continuar lendo. Você vai descobrir tudo já, já!
Como funciona o sistema de portaria remota?
O fluxo de entrada e saída de moradores, visitantes e entregas dentro do seu condomínio ou prédio é feito através de um gerenciamento à distância. Como? Com alta tecnologia!
A portaria remota monitora tão bem quanto um porteiro presencial. Isso é feito através de câmeras e as imagens são enviadas para uma central. De lá, profissionais especializados em monitoramento acompanham a movimentação de onde as câmeras estão instaladas.
Para os moradores, a entrada é autorizada através de identificação por radiofrequência, com dispositivos próprios ou então pela biometria, que já é mais conhecida devido aos bancos, que já oferecem esse tipo de segurança.
Quais são os equipamentos necessários?
Os equipamentos necessários para o funcionamento de uma portaria virtual variam muito de sistemas para sistemas. Alguns já são mais conhecidos que outros, mas todos garantem mais segurança e precisão no serviço prestado. Veja alguns deles:
Sistema de biometria
Como já foi falado antes, essa forma de identificação é utilizada na entrada e saída de prédios e edifícios. Geralmente são utilizados os dedos para acionar a abertura de portas, mas em alguns casos os sistemas de cartão também são usados, apesar de não serem tão seguros.
Portões remotos
Os portões e outras entradas podem ser abertos ou fechados com um sistema operado por uma central. Assim, os acessos em garagens ou para pedestres são monitorados e controlados à distância.
Câmeras de vigilância
Mais conhecidas, as câmeras são as maiores aliadas nos sistemas de portaria remota. São elas que transmitem as imagens e até mesmo sons para as centrais, monitorando tudo não só em prédios e condomínios fechados, como também em centros comerciais.
Algumas podem ser usadas tanto em áreas internas quanto externas, em posições estratégicas. Outras possuem até mesmo visão noturna, microfones embutidos, wi-fi integrado e boa resistência para condições mais adversas, como chuvas ou ventos.
A portaria remota é mais econômica?
Se você pensar pelo lado de que um dos maiores gastos de um condomínio é com a folha de funcionários. Já parou pra pensar que uma única portaria precisa ter pelo menos dois funcionários (um para o dia e outro para a noite)?
A portaria virtual entra como um investimento até um pouco alto de início, mas que fará uma grande economia em logo prazo.
A segurança é garantida com a portaria remota?
A portaria remota consegue ser bastante segura se for um sistema de qualidade. Afinal, são sistemas de câmeras de alta tecnologia que funcionam como olhos que nunca piscam ou saem para tomar um cafezinho, não é mesmo?
Todos os moradores podem se sentir seguros, já que estão protegidos durante 24 horas, sem cessar. Se a energia elétrica acabar, o sistema conta também com geradores, que garantem a continuação do seu funcionamento.
A tecnologia tem sido cada vez mais positiva para a melhoria da qualidade de vida e segurança das pessoas. A portaria remota é um ótimo exemplo disso e tem conquistado o gosto de vários condomínios e prédios no Brasil.
Conheça nossa solução de portaria remota!
ÀREA DO CONDÔMINO